quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bolo de Aipim (de liquidificador)



Aproveitando o espírito junino, vou publicar hoje a receita de um bolo de aipim que fiz esta semana (o primeiro da minha vida). Normalmente gosto de experimentar bastante a receita antes de publicar aqui mas, como o São João está batendo na porta, fiquei pensando que talvez algum de vocês esteja precisando justamente desta receita.


Do jeito que gosto de cozinhar, você deve estar pensando: "Como assim é o seu primeiro bolo de aipim?". Bom, quem mora no nordeste sabe como São João é forte por aqui. Quando chega o mês de junho, as comidas típicas começam a brotar na frente da gente e eu nunca tive a necessidade de fazer um bolo de aipim porque sempre chegava até minha mesa um feito por minha mãe, uma tia ou alguém do trabalho.


Eu só parto pra fazer uma receita por necessidade ou curiosidade. Este ano na confraternização junina do trabalho, a organizadora me disse pra escolher algo típico. Parei e pensei: "Não sei fazer nada típico de São João! Isso é inaceitável!!!" Então assinei o meu prato preferido, arregacei as mangas e corri atrás de uma receita.


Esta receita é baseada em uma de Rodrigo Hilbert. Vi ele fazendo numa das primeiras temporadas do seu programa de culinária. Claro que mexi na receita, como de costume, e estou louca pra mexer mais!! Troquei o tipo e a quantidade de açúcar, usei coco ralado em casa e farinha de trigo integral no lugar da refinada. Pretendo mexer mais pra fazer este bolo sem glúten (usando polvilho doce no lugar da farinha de trigo) e sem lactose (usando ghee no lugar da manteiga e leite de coco).


Aviso logo que essa receita é "gordice" pura!! Tenho um ditado que sempre repito: "Se vai comer fritura ou exagerar no doce, prepare o prato em casa. Pelo menos você escolhe os ingredientes que vai usar e o processo de preparação!".  

Vamos à receita que "a fogueira está queimando, em homenagem a São João"...