segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como Tudo Começou

Quando parei pra pensar de onde vem o meu interesse pela cozinha, acabei chegando até a minha infância. Minhas memórias dessa fase da minha vida estão recheadas de momentos em que assisti ou participei do preparo de refeições. 

Embora não tenha crescido numa fazenda, até a década de 80 a região metropolitana de Salvador (onde cresci) tinha um dia-a-dia muito semelhante às cidades do interior. Lembro de um vaqueiro que vendia leite de gado quentinho de manhã cedo de porta em porta, de pés de seriguela fartos ao longo das ruas, galinheiro no quintal de casa, tempero verde cultivado em caqueiros... para nós o comum era encontrar alimentos frescos nos arredores e preparar a própria comida todos os dias.

Era assim com as refeições diárias, aniversários, o lanche da escola... acho que nessa época, ainda era um costume da maioria dos brasileiros fazer mais refeições em casa e levar seus lanchinhos para comer na rua. O ritmo da vida e das cidades era, sem dúvida, outro.


Lembro que por volta dos 12 anos já cozinhava algumas coisas, vigiava panelas a pedido de minha mãe, fazia sequilhos... depois fui pro pudim, torta de limão, sempre com um imenso interesse de produzir pelas minhas próprias mãos receitas que provava e gostava. Minha ideia era: se eu quiser comer uma torta de limão, não quero ter que ir à uma lanchonete!

Hoje o meu repertório de receitas evoluiu. Já experimentei refeições, pães, docinhos de festa e percebo que o cardápio tende a diversificar cada vez mais. O que se mantém do mesmo jeito desde o começo é a minha necessidade de autoria: tenho uma motivação incontrolável em imprimir a minha marca nas coisas que faço!

Daí o nome do blog: "Assumindo a sua cozinha".

O meu objetivo aqui é compartilhar as minhas experiências com a cozinha e motivar aqueles que estão precisando de um empurrãozinho para fazer o mesmo.

Não sou cozinheira profissional, nem todas as receitas publicadas aqui serão de minha autoria, mas acredito que, quando a gente se envolve no preparo daquilo que vamos comer, mudamos a nossa relação com a comida e fazemos escolhas melhores.

E aí, bora cozinhar?!

5 comentários:

  1. Massa, Rosi! E que tal molhos para massa?

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adoro blog de comidas. Esta devidamente favoritado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Rosi! Excelente idéia.

    ResponderExcluir
  4. Anotado Adhemar! Vou preparar um post sobre massa e molhos... já fez a sua própria massa de macarrão?? Aguarde o post. Brigadão!!

    ResponderExcluir
  5. Rosi, sou preguiçoso! Só faço receitas rápida :)

    ResponderExcluir