quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Eu e as farinhas

Quem já comeu aqui em casa sabe que em quase todos os meus preparos à base de farinha de trigo, nunca utilizo apenas farinha branca.

Tenho paladar interessado em farinha integral mesmo antes de entender os seus benefícios para o nosso organismo, em comparação com a refinada. Lembro de, lá no auge dos meus 12 ou 13 anos, preferir lanchar num restaurante natural que ficava no meu caminho do curso de inglês para o ponto de ônibus pelo sabor dos salgados integrais servidos e pelo delicioso guaraná natural. Eu não buscava mais fibra, nem achava que isso emagreceria, era só pelo sabor mesmo, por  mais estranho que isso pareça. :)

Naquela época, acho que farinha de trigo integral só era comercializada em lojas de produtos naturais, diferente de hoje que podemos encontrá-la em grandes supermercados e até mercadinhos de bairro.

O fato é que cresci com esta predileção por produtos integrais. Com o passar do tempo, entendendo um pouco mais como nosso organismo digere o que comemos, a escolha por alimentos mais integrais virou uma questão de consciência.

Um organismo que só consome produtos refinados está sendo ensinado a ficar preguiçoso pois eles tem pouca fibra alimentar e não exigem muito do nosso organismo para digeri-los.

Diante desta constatação é quase uma mania minha não usar exclusivamente farinha branca nos meus preparos. Quem quer comer algo realmente integral, tem que arregaçar as mangas e preparar porque, devido à falta de legislação, muita coisa vendida como integral (especialmente pães) tem MUITO mais farinha refinada do que integral. Quem cozinha percebe que é praticamente impossível um pão feito com farinha integral ficar leve e fofo como os que são comercializados nos supermercados. As casas especializadas são uma exceção neste aspecto mas as preparações vendidas são caras para consumo no dia-a-dia.

Eu uso sempre em minhas receitas uma proporção de farinha de trigo integral, aveia ou fibra de trigo. O resultado são pratos mais ricos em fibra, que dão mais saciedade e nutrição ao nosso organismo, evitando o exagero no consumo.

Que tal experimentar mexer em uma receita sua, acrescentando algo mais integral? Segue a base que uso quando vou fazer essa mudança em receitas:

- Farinha de trigo integral: 1/2 farinha integral + 1/2 farinha branca
- Fibra de trigo: 1/3 de fibra + 2/3 de farinha branca
- Aveia em flocos finos: 1/3 de aveia + 2/3 de farinha branca

Por aqui funciona muito... a frase que mais ouço é: "Sério que tem farinha integral?".

Experimente e surpreenda-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário