sábado, 6 de abril de 2019

Crepe de Polvilho

Eu tenho uma preocupação em proporcionar a todos que vem aqui em casa a oportunidade de participar da minha mesa. Quando recebo pessoas, gosto de saber gostos e restrições alimentares para que ninguém se sinta excluído.

Por isso, até em festas grandes procuro ofertar também alimentos sem glúten, sem leite, sem carne e frutas.

Esse crepe surgiu como uma alternativa sem glúten no cardápio que montei quando vendia lanches especiais na escola dos meninos. Uma professora ficou sabendo dos lanches e veio ansiosa me perguntar se tinha alguma coisa sem glúten e eu não tinha...

Prometi a ela que na semana seguinte ía providenciar alguma coisa. Então depois de um pouco de pesquisa, experiências e substituições cheguei a este crepe. Simples, prático e muito, muito fácil de fazer.

Vamos experimentar?!

Utensílios
Liquidificador
Frigideira anti-aderente
Concha de feijão
Espátula

Ingredientes
1 copo de iogurte natural sem sabor (integral ou desnatado)
4 ovos
8 colheres de sopa de polvilho (doce ou salgado)
Sal a gosto ou o tempero de sua preferência (eu adoro fazer com lemon-peper)
Azeite de oliva (para untar a frigideira)

Para o recheio, escolha os ingredientes à gosto. Para te inspirar vai aqui algumas dicas:
- Queijo minas (ralado no ralador grande) com pedacinhos de tomate e manjericão
- Queijo minas (ralado no ralador grande) com pedacinhos de calabresa frita
- Queijo mussarella, minas e ricota (ralado no ralador grande)
- Fatias finas de mussarela e peito de peru
- Frango desfiado
- Goiabada com queijo
- Banana com queijo

Preparo
Bata o iogurte, os ovos, o polvilho e o tempero no liquidificador até chegar uma massa homôgenea. Unte a frigideira com um pouco de azeite e, com a ajuda de uma concha de feijão, vá colocando a massa na frigideira em fogo médio para assar os crepes um-a-um. Coloque uma quantidade de cubra o fundo da panela com uma camada fina da massa. Quando perceber que a parte de baixo está assada, vire com uma espátula, coloque o recheio na parte já assada e dobre a massa em meia lua (ainda na frigideira. Você fazer mais uma dobra se quiser que os crepes fiquem fáceis de comer com as mãos.

Sirva quente e depois me diga se gostou!

E aí, bora cozinhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário